Jovem Aprendiz 2022: Vagas Abertas e Inscrições

Do jeito que o mercado de trabalho está, ficou muito difícil para o iniciante conseguir uma experiência que vai ajudá-lo a ter uma boa vaga no futuro. Pensando justamente nisso, o governo instituiu o jovem aprendiz 2022, que é uma grande oportunidade para o jovem em busca da sua primeira oportunidade de trabalho.

Não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post e entenda com detalhes como este programa funciona e o que você precisa para participar.

Jovem Aprendiz 2022

O jovem aprendiz é uma parceria entre o governo e as empresas públicas/privadas que tem o objetivo de facilitar a inclusão social dos jovens no mercado de trabalho. A parceria é possível graças a lei de aprendizagem e benefícios do menor aprendiz 2022.

Segundo o escrito na Lei N° 10.097, as empresas de grande e médio porte, além dos órgãos públicos, tem a obrigação de reservar entre 5% e 15% das vagas disponíveis nas empresas para jovens com idade compreendida entre 14 e 25 anos de idade.

Como Funciona?

Conforme mencionado acima, o Jovem Aprendiz 2022 funciona segundo a lei apresentada acima. Além disso, vale salientar que os aprendizes também tem direito de receber benefícios que estão plasmados na Consolidação das leis trabalhistas (CLT).

Quando um jovem é contratado sob essa modalidade, o modelo usado em seu contrato é de ofício, segundo previsto na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE).

Quais os Benefícios do Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é um programa que garante diversos benefícios a todos os jovens brasileiros que moram numa região cujas empresas aderem a essa lei. Sendo contratado na qualidade de aprendiz, o jovem tem acesso aos seguintes benefícios:

  • Auxilio alimentação e de transporte;
  • Recompensa salarial de 1/2 a 1 salário mínimo federal;
  • Pagamento do décimo terceiro;
  • Contribuição com o FGTS;
  • Contrato de trabalho especial que fica registado na carteira de trabalho;
  • Possibilidade de férias depois de 1 ano de contrato.

Além dos benefícios que listamos acima, vale também dizer que a oportunidade de trabalhar como jovem aprendiz é muito útil no desenvolvimento profissional, já que o jovem consegue aplicar os seus conhecimentos teóricos num ambiente de trabalho real.

Quem pode ser um Jovem Aprendiz

As vagas abertas nas empresas com o título de aprendiz são acessíveis aos cidadãos que cumprem com todos os requisitos estabelecidos pela lei que torna esse programa possível. Assim sendo, para ser jovem aprendiz é preciso:

  • Ter idade entre 14 e 24 anos (incompletos);
  • Estar cursando o ensino fundamental ou médio.

Note que a idade mínima estabelecida acima não é aplicável a pessoas que apresentam algum tipo de deficiência física.

Vagas

As vagas do programa geralmente são postadas no site oficial das empresas parceiras. No entanto, o jeito mais fácil de ter acesso as oportunidades é inscrevendo-se num dos programas que trabalha exclusivamente com essa causa, como o ISBET, CIEE, ABRE, IEL.

Leave a Reply