Programa Jovem Cidadão 2021: Como Funciona, Cadastro e Quem Pode se Cadastrar

O programa Jovem cidadão 2021 foi desenhado pelo governo com o objetivo de promover a inserção de adolescentes no mercado de trabalho e evitar dessa forma que eles entrem no consumo ou tráfico de drogas. Continue atento aos próximos tópicos deste post e entenda melhor o objetivo do Programa Jovem Cidadão e como ele funciona.

Programa Jovem Cidadão 2021
Programa Jovem Cidadão 2021

Como funciona o Programa Jovem Cidadão 2021?

Devido ao crescente número de jovens que acabam desistindo dos estudos e se envolvendo ainda muito cedo no mundo do crime, o governo tem investido bastante na promoção do programa jovem cidadão, já que essa plataforma funciona justamente para a concessão de oportunidades no mercado de trabalho a adolescentes.

O foco no programa é mais direcionado ao aprendizado e formação do jovem. Ou seja, ele funciona como uma espécie de treinamento que qualifica o jovem para iniciar a sua carreira profissional com chances de ser bem-sucedido.

Os jovens que fazem o seu cadastro no programa são contratados por intermédio da Fundação pró-cerrado, que é a organização que possui qualificações técnica-profissional metódica para o efeito. É justamente essa entidade que também administra o curso de preparação para o emprego.

Durante o período de trabalho, os jovens precisam de cumprir uma carga horaria de 4 horas diárias durante os 4 dias de labuta.

Como funciona
Como funciona

Cadastro Programa Jovem Cidadão 2021

Dependendo da localização do interessado, o cadastro neste programa pode ser realizado presencialmente ou pela internet. No caso de quem vive no interior, as inscrições serão feitas pelo coordenador local de cada município, e a admissão ou não do candidato irá depender do número de vagas não ocupadas.

Agora, para jovens de São Paulo, por exemplo, é possível fazer a inscrição no programa seguindo o passo a passo seguinte:

  • Acesse o site meuprimeirotrabalho.sp.gov.br;
  • Clique na opção de inscrições aluno;
  • Informe todos os dados pessoais e profissionais que são solicitados;
  • Feito isso, basta seguir e fazer a conclusão de sua inscrição.
Cadastro Programa Jovem Cidadão 2021
Cadastro Programa Jovem Cidadão 2021

Com a sua inscrição já feita, você já será parte do programa, e dependendo da disponibilidade de vagas poderá ser alocado a uma empresa para iniciar o trabalho.

Jovem Cidadão Poupatempo

Uma das maiores vantagens do Jovem Cidadão é que ele faz com que o adolescente não tenha que gastar o seu tempo enviando sua candidatura para cada uma das empresas que potencialmente pode oferecer uma vaga de emprego. Usando o programa, você possa a ter acesso direto a diversas empresas que tem alguma parceria com o governo nesse sentido.

Valendo lembrar que a seleção dos alunos inscritos no Programa para uma vaga de emprego é feita de acordo com as suas condições socioeconômicas, que são definidas segundo as informações passadas no momento da inscrição.

Quem pode se cadastrar no programa jovem Cidadão 2021?

O programa jovem possui uma lista de requisitos que precisam de ser observados obrigatoriamente por qualquer pessoa que esteja interessado em conseguir a sua primeira vaga de emprego. Sendo que os interessados precisam de cumprir com os seguintes critérios:

  • Ter idade entre 16 e 21 anos;
  • Estar a frequentar o segundo ano para frente.

Leave a Reply