Jovem Aprendiz Recife 2021: Como se Inscrever e Ser Jovem Aprendiz, Requisitos e Vagas

Com os índices de desemprego subindo no Brasil, as vagas de emprego que restam têm ficado cada vez mais concorridas. Desta forma, jovens sem experiência alguma acabam não conseguindo competir e assegurar o primeiro trabalho. Pensando justamente nisso, o governo do Recife apresenta o Jovem Aprendiz Recife 2021. Por meio desta iniciativa os jovens conseguem ter acesso a vagas de emprego que são protegidas por lei. Ou seja, essas são posições que as empresas precisam de garantir de forma obrigatória aos jovens. Não deixe de saber como ser um Jovem Aprendiz Recife, já nos próximos tópicos deste post.

Jovem Aprendiz Recife 2021

Jovem Aprendiz Recife 2021

Jovem Aprendiz Recife 2021

Além de atuar em estados brasileiros como o Rio de Janeiro, o Jovem Aprendiz também é valido no Estado do Pernambuco-Recife. Se inscrevendo nessa iniciativa, o jovem é direcionado a empresas dessa região que são obrigadas por lei a reservar vagas para a comunidade juvenil.

Em termos de percentagens, a lei exige que empresas que possuem mais de 50 empregados tenham de 5% a 15% das vagas preenchidas pelo público aprendiz. Além de auxiliar a própria empresa, isso também ajuda o aprendiz a obter a sua primeira experiência enquanto trabalha de forma legalizada e recebendo uma remuneração mensal.

Como funciona o Jovem Aprendiz Recife?

Como mencionamos em tópicos anteriores, o jovem aprendiz recife abre as portas para o acesso ao primeiro emprego na qualidade de aprendiz. De acordo com as regras da Lei do Aprendiz, os empregados aprendizes têm o direito de receber uma remuneração equivalente a 2/3 do salário mínimo.

Fora isso, a lei também garante outros direitos a esses trabalhadores, como o oferecimento de um vale de alimentação, vale transporte, seguro de vida e 13º salário. Note que no fim do período de aprendizagem, o jovem ganha um certificado do curso profissionalizante que regista na carteira de trabalho a experiência adquirida durante a aprendizagem.

Como funciona o Jovem Aprendiz Recife

Como funciona o Jovem Aprendiz Recife

Requisitos Jovem Aprendiz Recife

Para poder se tornar um dos jovens aprendizes e ter acesso as posições exclusivas dos jovens, você precisará de cumprir com os seguintes requisitos:

  • Ser jovem com idade entre 14 e 24 anos;
  • O jovem não deve ter registro prévio em carteira de trabalho;
  • Possuir período livre de 6h por dia durante os dias úteis da semana;
  • Ter uma renda familiar per capita que não seja superior a 2 salário mínimos;
  • Ser estudante do Ensino médio ou fundamental.

Inscrições Jovem Aprendiz Recife 2021

O método usado por diversos estudante para fazer a inscrição Jovem Aprendiz Recife, consiste no acesso direto do site oficial da empresa desejada. Para fazer isso, siga as etapas apresentadas a seguir, que são quase as mesmas em todos os sites institucionais:

  • Acesse o site da empresa do seu interesse;
  • Agora procure pela opção Trabalhe conosco e depois busque por Jovem Aprendiz;
  • Em seguida será preciso acompanhar todas as etapas instruídas para a inscrição.
Inscrições Jovem Aprendiz Recife 2021

Inscrições Jovem Aprendiz Recife 2021

Lembrando que também podes fazer a inscrição usando o site das instituições que fazem o treinamento e encaminhamento dos jovens aprendizes, como o CIEE.

Leave a Reply