Com a Lei da Aprendizagem, todas as empresas de médio e grande porte devem ofertar parte de suas vagas para o Jovem Aprendiz Porto Alegre 2025. A lei também assegura que a carga horária não interfira nas atividades escolares do jovem, e que ele tenha os mesmos direitos que os trabalhadores da empresa. Alguns programas de Jovem Aprendiz em Porto Alegre 2025 também oferecem para o jovem um curso de capacitação profissional totalmente custeado pela empresa, para que o jovem saia com experiência e com capacitação na área.
Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e as vagas cada vez mais concorridas, conquistar a primeira oportunidade de emprego pode ser um grande desafio para os jovens. A maioria das vagas cobra que o candidato tenha alguma experiência na área ou então tenha algum curso de capacitação, o que nem sempre é possível no primeiro emprego. Para isso, em meados da década de 2000 foi criada a Lei da Aprendizagem, que tem como foco os jovens que estão em busca de uma primeira oportunidade no mercado de trabalho.
Conteúdo
Jovem Aprendiz Porto Alegre – POA
O Jovem Aprendiz de Porto Alegre é voltado para os jovens entre 14 e 24 anos, com carga horária de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas por dia. Os jovens aprendizes realizam atividades nas áreas administrativas, com a supervisão e orientação de um responsável, que auxiliará o jovem no processo de aprendizado. O número de vagas disponíveis varia de acordo com a época, pois a prefeitura de Porto Alegre abre as inscrições quando há demanda de vagas, o que geralmente ocorre uma vez ao ano.
Como funciona o Jovem Aprendiz POA?
O Programa jovem aprendiz POA funciona da seguinte forma:
- O candidato envia o seu currículo para uma empresa intermediadora da EPTC, que é responsável pela seleção;
- Os candidatos com melhores currículos e que atendem a todos os requisitos são selecionados;
- Após passarem por todas as etapas de seleção, os candidatos selecionados e aprovados assinam o contrato;
- O contrato dura geralmente de 12 a 14 meses, e as empresas onde o jovem aprendiz pode trabalhar estão distribuídas pela cidade de Porto Alegre.
Requisitos Jovem Aprendiz Porto Alegre
Para poder participar do programa Jovem Aprendiz Porto Alegre, é necessário que o candidato:
- Tenha entre 14 e 18 anos;
- Nunca tenha trabalhado com carteira assinada;
- Esteja cursando o ensino fundamental ou médio no momento da inscrição;
- Tenha disponibilidade para trabalhar quatro horas diárias ou 20 horas por semana.
Vagas Jovem Aprendiz Porto Alegre
As vagas para o programa Jovem Aprendiz Porto Alegre variam de acordo com o ano e com a demanda das empresas participantes do programa. O número de vagas só pode ser consultado quando o período de inscrição está aberto.
Confira algumas das empresas com vagas abertas pelo programa Jovem Aprendiz Porto Alegre:
Inscrições Jovem Aprendiz Porto Alegre
As inscrições ocorrem através do site da prefeitura de Porto Alegre, e quando o período de inscrições estiver aberto o candidato deve:
- Acessar o site da prefeitura de Porto Alegre, disponível em: https://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/default.php;
- Selecione a opção “Serviços”;
- Selecione a opção “Jovem Aprendiz”;
- Realize a sua inscrição e envie o seu currículo.
A opção para realizar a inscrição só aparece quando o período de inscrição está aberto. A equipe de seleção entrará em contato com os candidatos selecionados.