Jovem Aprendiz BH 2021: Entenda Como Funciona, Requisitos, Onde se Inscrever e Vagas

A população juvenil constitui grande parte dos cidadãos de Belo Horizonte – BH, e pensando justamente nisso, o governo resolveu implantar o Jovem Aprendiz BH 2021 para auxiliar esse grupo da sociedade a conseguir emprego na qualidade de aprendiz. Por isso, se você está em busca do seu primeiro emprego para obter experiência, então não deixe de conferir os próximos tópicos deste post.

Jovem Aprendiz BH 2021

Jovem Aprendiz BH 2021

Jovem Aprendiz Belo Horizonte – BH

Para que o programa Jovem Aprendiz BH seja capaz de garantir vagas aos jovens, a lei brasileira do aprendiz impõe as empresas de forma obrigatória a reserva de uma determinada quantidade de vagas para serem preenchidas por este grupo.

Com essa oportunidade os jovens passam a ter preferência no acesso as vagas de emprego da sua categoria e não precisam de competir com outros candidatos já experientes.

Como funciona o Jovem Aprendiz BH 2021?

O jovem aprendiz BH quando consegue uma vaga de emprego passa a observar grande parte dos direitos que são reservados a classe trabalhista como um todo. Desta forma, você pode esperar obter uma remuneração mensal pelos seus serviços. Salário este que tem o valor equivalente a 2/3 do salário mínimo.

Além do salário, o trabalhador aprendiz também tem o direito de receber o vale de alimentação, vale de transporte, 13º salário e férias remuneradas.

Destacando que o dever de disponibilizar vagas para os jovens abrange todas as empresas de médio e grande porte com mais de 50 funcionários. Para essas entidades é obrigatório ter entre 5% e 15% do seu quadro de funcionários reservado a aprendizes.

Como funciona o Jovem Aprendiz BH

Como funciona o Jovem Aprendiz BH

Veja ainda:

Requisitos Jovem Aprendiz BH

A lei do aprendiz estabelece certas condições que precisam ser observadas por todos os interessados numa vaga aprendiz. Ou seja, é crucial que ao buscar emprego nessa modalidade o jovem observe o seguinte:

  • O candidato precisa de ter idade entre 14 e 24 anos;
  • Observar uma renda mensal per capita de no máximo 2 salários mínimos;
  • Estar matriculado e cursando o ensino médio ou fundamental;
  • Ter disponibilidade para trabalhar por 6 horas por dia durante os dias úteis da semana.
Requisitos Jovem Aprendiz

Requisitos Jovem Aprendiz

Vagas Jovem Aprendiz Belo Horizonte – BH

Grande parte das empresas possuem vagas para os aprendizes. Assim sendo, você pode facilmente ter emprego nessa modalidade no Senai, Senac, Instituições Bancarias (Itaú, Caixa e mais), Correios, entre várias outras entidades.

Inscrições Jovem Aprendiz BH 2021

Não existe apenas uma única forma de ter acesso as vagas para jovem aprendiz. No entanto, uma das formas mais usadas é a aplicação pelo site oficial da empresa desejada. Nessa opção, todo o processo da candidatura é online.

Para seguir por essa opção, você deve ter o seu currículo pronto, pois geralmente ele é solicitado na candidatura. Além disso, será preciso ter um endereço eletrônico (e-mail) para usar como contato ou durante o cadastro no site de carreiras.

Também é possível conseguir vaga de aprendiz por meio de sites que listam todas as posições disponíveis para aprendizes, como os seguintes:

Leave a Reply