Já estamos em 2020 e creio que você como eu fez ou refez algumas promessas para o novo ano. Agora que já foi encerrado um ciclo é hora de começar outro com disposição para fazer mais e melhor do que os anos anteriores, não é mesmo? Veja aqui tudo sobre o Currículo Pronto.
E você já pensou na sua carreira profissional? O que deseja para este 2018? Uma nova oportunidade de trabalho ou então conseguir um emprego? Seja lá qual for a sua situação é necessário pensar em duas coisas importantes: o tipo de trabalho que deseja realizar e o modelo de currículo que deverá utilizar para se apresentar ao recrutador.
Se só de pensar em sentar e criar um curriculum vitae você já sente aquele frio na barriga, fique tranquilo, pois ao contrário do que muitos falam, ele não é um bicho de sete cabeças. Trata-se de um documento simples em que resume toda a sua trajetória profissional.
Neste artigo vou te apresentar alguns modelos de currículo pronto e algumas dicas essenciais para montar o seu da forma correta para chamar atenção positivamente do recrutador. Preparado? Então me acompanhe.
Conteúdo
Modelos para baixar
Confira abaixo alguns modelos de currículos gratuitos que disponibilizamos para download:
Tome cuidado com esses detalhes
Existem alguns erros que são facilmente cometidos pelos candidatos em seus currículos e que você jamais deve seguir como, por exemplo:
- Se for preciso inserir foto no currículo coloque uma 3 x 4 e nunca uma em que você tenha ido para uma festa ou mesmo as famosas selfies para Redes Sociais, pois as mesmas não passam a seriedade devida para o recrutador.
- Não minta e nem exagere nas informações apresentadas no currículo. Muitos candidatos se preocupam em causar uma boa impressão imediata e acabam pecando neste detalhe, seja aumentando alguma coisa que não possui ou mesmo inventando um conhecimento ou experiência que desconhece. Lembre-se que os recrutadores são profissionais qualificados que conseguem descobrir esses “erros” e isso acaba sendo prejudicial à sua imagem.
- Não utilize letras em “caps lock”, ou seja, todas maiúsculas, pois é um sinal de falta de educação que assemelha a estar gritando com o seu leitor. Escreva o texto do currículo em tamanho normal como as palavras deste artigo.
Evite capas para entregar o seu currículo. É melhor colocá-lo dentro de envelopes pardos que são utilizados frequentemente em escritórios, pois passa uma imagem de seriedade.
E tem mais um detalhe que pode passar despercebido por parte dos candidatos, mas que acaba sendo decisivo para ser chamado para uma entrevista de trabalho ou não: o e-mail. O seu endereço eletrônico não deve ser composto por apelidos, diminutivos ou qualquer outro nome que denote algo estritamente pessoal. Disponibilize um e-mail no seu currículo com o seu nome e sobrenome para que possa ser o contato direto com a empresa.
Existe um modelo de currículo perfeito?
Muitas pessoas me fazem esta pergunta e a resposta que sempre dou é a seguinte: sim, o modelo de currículo perfeito é aquele que é simples e contém informações corretas. Evite fazer currículos muito extensos, pois o recrutador poderá dispensa-lo rapidamente já que ele precisa avaliar vários candidatos.
O ideal é que o Modelo de currículo tenha no máximo duas páginas com as informações essenciais sobre os seus conhecimentos, competências e experiências anteriores. O documento deve estar organizado e fácil de ler para que o recrutador possa encontrar todas as informações rápidas a ponto de saber o que deve considerar primeiramente na hora da entrevista e seleção de candidatos.
O que deve ser colocado no currículo?
Em primeiro lugar você deverá utilizar folha branca, de preferência A4 sem nenhum desenho, símbolo ou marca. Depois deverá digitar as seguintes informações:
- Dados pessoais: Insira o seu nome completo, endereço, estado civil, telefone de contato e e-mail (não se deve inserir nenhum número de documento);
- Objetivo: Coloque a função ou o cargo pelo qual deseja ser contratado;
- Formação: Coloque os cursos que já fez, do mais recente para o menos recente. Não há necessidade de se colocar tudo, apenas aqueles que têm a ver com o cargo em que você está se candidatando. Não se esqueça de inserir o nome da instituição onde estudou;
- Cursos de Idiomas: Caso tenha feito deve inserir o nível de conhecimento que possui em cada língua estrangeira;
- Qualificação: Evite fazer autoelogio e prefira inserir as suas experiências e conhecimentos;
- Atividades profissionais: As empresas e cargos que trabalhou anteriormente (cite no máximo os 5 últimos empregos).
Viu como é simples? Agora é só baixar o modelo de currículo, preencher e enviar para o recrutador. Boa sorte!